Brasília, 16 ago (Prensa Latina) A presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, afirmou hoje que em 2014 o país disporá de 562 institutos federais de educação tecnológica, com o qual quadruplicará a quantidade de centros desse tipo existentes atualmente.
Durante um ato no Palácio de Planalto para anunciar a criação de quatro novas universidades federais e 208 novas unidades dos institutos federais de educação profissional e tecnológica, Rousseff destacou o realizado no ensino nos últimos anos.
Em poucos anos, o atual governo e o anterior do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) têm feito no ensino o que não foi realizado em 100 anos, apontou a mandatária brasileira.
Depois de indicar que as administrações anteriores à de Lula procuraram incentivar a democratizaço do ensino, Rousseff afirmou que se Brasil apostou na educação inclusiva e sistemática, faz muitos anos que teria dado os passos necessários nessa esfera.
Adiantou que nos próximos quatro anos, seu governo entregará 208 novos institutos federais de educação tecnológica, com o qual em 2014, o país disporá de 562 centros desse tipo de ensino. "Um número muito importante para um país que não quer estar mais por embaixo de seu potencial", destacou.
Em outro momento de seu discurso, a presidenta chamou ao Congresso Nacional a sancionar o projeto de lei que cria o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego.
Com a concessão de bolsas e ajuda econômica, esse plano permite aos brasileiros de baixos recursos capacitar-se técnica e profissionalmente, fato que possibilita a sua vez incrementar sua renda e melhorar assim suas condições de vida.
De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério de Educação, as quatro novas universidades federais estarão localizadas nos estados de Baía, Ceará e Pará. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário