sábado, 15 de outubro de 2011

FNDE - Biblioteca da Escola

Programas - Biblioteca da Escola

Apresentação

A democratização do acesso às fontes de informação; o fomento à leitura e à formação de alunos e professores leitores; e o apoio à atualização e ao desenvolvimento profissional do professor são os principais objetivos do Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE. Por meio da distribuição de acervos de obras de literatura, de pesquisa e de referência e outros materiais relativos ao currículo nas áreas de conhecimento da educação básica, o governo federal apoia o cidadão no exercício da reflexão, da criatividade e da crítica.    

Desde que foi criado, em 1997, o programa vem se modificando e se adequando à realidade e às necessidades educacionais. Sob a gestão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, tem recursos financeiros originários do Orçamento Geral da União.
PNBE 2012
O edital do PNBE 2012 já está disponível. Serão avaliadas obras de literatura a serem destinadas às escolas públicas que ofereçam anos iniciais do ensino fundamental, educação de jovens e adultos (etapas de ensino fundamental e médio) e educação infantil (creches e pré-escolas). Nesta versão do programa, a novidade é que as obras direcionadas aos alunos dos anos iniciais e da educação de jovens e adultos serão adquiridas também em formato MECDaisy.
PNBE 2011

Em 2011, mais de trinta milhões de estudantes serão beneficiados pelo programa Biblioteca da Escola. No primeiro semestre de 2011, dez milhões de livros de literatura serão enviados para escolas públicas de ensino fundamental (49.799 unidades de ensino do 6º ao 9º ano) e de ensino médio (17.830 escolas). Os acervos terão títulos de diversos gêneros literários, como contos, crônicas, romances, poemas e histórias em quadrinhos.
Ao todo, incluindo as obras do PNBE Especial, Professores e Periódicos, o investimento foi de R$ 218,5 milhões.
PNBE Periódicos

Para 2011 foi mantida a distribuição de periódicos às bibliotecas das escolas públicas. De cunho eminentemente pedagógico, as revistas são complemento à formação e à atualização dos docentes e demais profissionais da educação. O contrato de aquisição das revistas junto às editoras foi renovado e a distribuição para 2011, iniciada. O investimento para os anos de 2010 e 2011 foi de aproximadamente R$ 60 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário