No dia 07 de novembro de 2011 serão divulgados, exclusivamente às Instituições de Educação Superior (IES), via sistema e-MEC, os indicadores de qualidade dos cursos de graduação avaliados pelo Enade em 2010: o Conceito Enade e o Conceito Preliminar de Curso (CPC); e das instituições: Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), considerando o Ciclo Avaliativo do Sinaes/2008-2009-2010.
Conforme descrito nas Notas Técnicas sobre a metodologia de cálculo dos indicadores, para calcular o Conceito ENADE e o CPC (que compõe o cálculo do IGC), utilizam-se médias e desvios padrões de medidas das áreas específicas avaliadas em todo o país. Isto quer dizer que a alteração em um insumo utilizado para calcular o indicador de uma IES implica na possível alteração do valor do indicador de outra IES. Por isso, pedir a retificação dos indicadores após a divulgação dos mesmos não é viável. Assim, devido à metodologia de cálculo empregada, para a divulgação dos indicadores referentes ao ano de 2010, primeiramente foram divulgados (no período de 20 a 30 de setembro de 2011) os insumos utilizados no cálculo destes indicadores, pois caso houvesse necessidade de retificação, esta seria feita sobre os insumos e não sobre os indicadores.
Assim, também estarão disponíveis os insumos após a análise dos pedidos de retificação, bem como os demais dados necessários para o cálculo dos indicadores.
Os Procuradores Institucionais (PIs) terão acesso aos indicadores via sistema e-MEC pelo seguinte caminho: http://emec.mec.gov.br/ies -> Login -> Aba INSTITUIÇÃO -> Indicadores de Qualidade da Educação Superior
Conforme a Portaria nº 338 de 16 de Setembro de 2011, os indicadores de qualidade da Educação Superior serão divulgados publicamente, em caráter definitivo, no cadastro e-MEC (consulta pública), no dia 09 de novembro de 2011.
Atenciosamente,
Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP/MEC
Nenhum comentário:
Postar um comentário