Fonte: Governo do Estado do Rio de Janeiro
A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) passará a aceitar o Sistema de Seleção Unificado (SiSU) em seus institutos de ensino superior a partir do primeiro período de 2012. Será a primeira vez que o SiSU receberá Institutos Estaduais em sua listagem. As unidades da Faetec que aceitarão o SiSU serão o Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (Isepam), o Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj) e os Institutos Superiores de Tecnologia (IST) do Rio, de Paracambi e de Petrópolis. Todos disponibilizarão 70% das vagas dos seus cursos.
No total, serão aproximadamente 334 vagas nos cursos de Tecnólogos em Sistema de Informação, Gestão Ambiental, Análise de Sistemas Informatizados e Licenciatura em Pedagogia. A previsão é que a abertura das inscrições do SiSU 2012.1 ocorra na segunda semana de janeiro. As inscrições deverão ser feitas pelo site do SiSU: www.sisu.mec.gov.br.
O sistema
O SiSU é um sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do qual as instituições públicas de Educação Superior participantes selecionam candidatos pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
No primeiro período de 2011, 83 instituições de ensino superior participam do SiSU, entre elas Universidades Federais e Estaduais, Centros Universitários e Institutos Federais.
A democratização do acesso ao ensino superior é uma das vantagens do sistema que já funciona deste 2010, e o candidato não paga para se inscrever. Além disso, eles também podem fazer duas opções de curso na mesma instituição ou em instituições diferentes, acompanhar a nota de corte durante os dias das inscrições e, caso queira, mudar de curso até o último dia do prazo estabelecido pelo MEC para as inscrições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário