sábado, 8 de outubro de 2011

Escola de Medicina de renome internaciona

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro foi criada pelo príncipe regente Dom João, por Carta Régia assinada em 5 de novembro de 1808, com o nome de Escola de Anatomia, Medicina e Cirurgia e instalada no Hospital Militar do Morro do Castelo no Rio de Janeiro. Até então a filosofia  colonial dificultava o ensino superior no Brasil, por considerá-lo ameaça aos interesses da corte. Os médicos na colônia restringiam-se a uns poucos brasileiros graduados na Europa e a raros europeus que aqui vinham exercer a sua profissão.

Em 1º de abril de 1813, por projeto de Manuel Luís Alvares de Carvalho, foi fundada a Academia Médico-Cirúrgica no Rio de Janeiro. Mesmo após criada a Academia, apenas em 29 de setembro de 1826, por Decreto-Lei de Dom Pedro I, foi autorizada a emissão de diplomas e certificados para os médicos que faziam o curso no Brasil.

Em 3 de outubro de 1832, durante a Regência Trina, foi sancionada a Lei que transformava as Academias Médico-Cirúrgicas do Rio de Janeiro e Salvador em Escolas ou Faculdades de Medicina. Em 1856, a Faculdade de Medicina foi transferida para o prédio do Recolhimento das Órfãs, na Rua Santa Luzia, ao lado da Santa Casa de Misericórdia.

Em 12 de outubro de 1918, foi inaugurado o seu prédio próprio na Avenida Pasteur, na Praia Vermelha. Depois da mudança, o prédio do Recolhimento das Órfãs, que a abrigou por quase um século, passou a chamar-se Instituto Anatômico, onde algumas disciplinas do curso médico funcionaram até a década de 60.

A Faculdade de Medicina funcionou como escola isolada até 7 de setembro de 1920, quando foi criada, por Decreto, a Universidade do Rio de Janeiro. Em 1937, com a criação da Universidade do Brasil, passa a se chamar Faculdade Nacional de Medicina.

Em 1965, a Universidade do Brasil passou a ser denominada Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, em 1973, foi determinada a transferência da Faculdade de Medicina, ainda localizada na Praia Vermelha, para o Campus da Cidade Universitária, na Ilha do Fundão, onde se encontra atualmente.

A Faculdade de Medicina, por força da Lei da Reforma Universitária, dividiu-se em várias localizações. O gabinete da direção está localizado no Bloco K do Edifício do Centro de Ciência da Saúde (CCS), na Cidade Universitária.

Em 1975 o prédio da Faculdade Nacional de Medicina, inaugurado em 1918, foi demolido por força do arbítrio do Regime Militar (Governo Médici). O edifício foi colocado abaixo em mais uma decisão arbitrária da ditadura militar, ignorando seu valor histórico e sentimental, para se transformar (vejam que absurdo!) no estacionamento da Escola de Guerra Naval. Mais tarde foi vendido à Uni-Rio. Sobrevive, entretanto, na memória de cada um de todos os grandes profissionais que se formaram nessa memorável escola superior de reconhecida fama internacional, entre eles o célebre cirurgião plástico Ivo Pitanguy.

Os cursos ministrados pela Faculdade de Medicina da UFRJ despontam como alguns dos melhores do Brasil e da América Latina. O Curso de Medicina, que tem matriculados regularmente quase 1 mil e 200 alunos por ano, por repetidas vezes é considerado pelo Exame Nacional de Cursos do MEC e pela avaliação das condições de oferta, como um dos melhores cursos médicos do Brasil.

Para conhecer as Escolas Médicas cadastradas no Conselho Federal de Medicina clique aqui.

Conheça também as Residências Médicas e os Hospitais Universitários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário